segunda-feira, 24 de novembro de 2008

VÍRUS DE COMPUTADOR.


O que são?

Efetivamente, vírus não surgem do nada no seu computador. Eles são escritos por alguém e colocados em circulação até atingirem o seu computador através de um programa ou disquete infectado. Um vírus é um pequeno programa que se autocopia e / ou faz alterações em outros arquivos e programas, de preferência sem o seu conhecimento e sem autorização.
As manifestações dos vírus podem ser as mais diversas como mostrar mensagens, alterar determinados tipos de arquivos, diminuir a performance do sistema, deletar arquivos, corromper a tabela de alocação ou mesmo apagar todo o disco rígido. Um vírus é basicamente um conjunto de instruções com dois objetivos básicos: Se atracar à um arquivo para posteriormente se disseminar sistematicamente de um arquivo para outro, sem a permissão ou comando do usuário nesse sentido. Eles são, portanto, auto-replicantes. Além disso, os vírus contêm instruções objetivas no sentido de concretizar uma intenção do seu criador (mostrar mensagens, apagar o disco, corromper programas, etc.).
Usualmente eles se multiplicam a partir de um arquivo ou disquete infectado. Quando você roda um arquivo infectado ou inicializa um computador com um disco infectado, o vírus alcança a memória do seu computador. Dali ele passa a infectar outros arquivos, normalmente os chamados arquivos executáveis (extensão .COM e .EXE), podendo também infectar outros arquivos que sejam requisitados para a execução de algum programa, como os arquivos de extensão .SYS, .OVL, .OVY, .PRG, .MNU, .BIN, .DRV.
Entretanto já existem vírus que infectam arquivos de dados, como os arquivos do Word (.DOC) e excel (.XLS). Chamado de Macrovírus, eles são uma nova categoria de vírus de computador que atacam arquivos específicos não executáveis, ao contrário do que ocorria anteriormente, quando tais arquivos jamais eram infectados. Outra capacidade inédita destes tipos de vírus é a sua disseminação multiplataforma, infectando de um tipo de sistema (Windows e Mac, por exemplo).
É difícil termos um número exato dos tipos de vírus, porque literalmente vírus novos surgem a cada dia. Pois além do estimado de quase 20.000 vírus (com um incremento de cerca de 100 novos por mês), os pesquisadores de vírus utilizam-se de critérios diferentes para classificar os vírus conhecidos. Entretanto, apesar do enorme número de espécies conhecidas, apenas uma pequena parcela é a responsável por quase totalidade dos registros de infecções no mundo (estima-se cerca de 98%).
Existem vírus que não têm por objetivo provocar danos reais ao seu computador, por exemplo, vírus que nada façam além de apresentar mensagens em um determinado dia podem ser considerados benignos. Em sentido oposto, malignos seriam os vírus que infligem danos ao seu computador. Entretanto, muitos vírus que causam danos não o fazem intencionalmente. Muitas vezes são consequências de erros de programação do criador ou bugs.
Um vírus maligno pode provocar:

§ erros na hora de execução de um programa;
§ baixa de memória;
§ lentidão para entrar em programas;
§ danificação de dados;
§ danificação de drives;
§ formatação indesejada do HD;
§ alocação desnecessária da memória do computador
na proxima quarta continuaremos com essa matéria.
aguarde!!!

Nenhum comentário: